1º - DESMONTAGEM E LIMPEZA DO MOTOR
Lavagem química para retirada de óleo e limpeza das peças;
Inspeção e seleção das peças em bom estado a serem reaproveitadas;
Pulverização das peças selecionadas com óleo anti-ferrugem.
2º - BLOCO DO MOTOR
É o componente que agrupa todas as demais peças da parte baixa do motor.
Retificar e brunir (uma espécie de polimento) os cilindros (local em que trabalham os pistões). Este trabalho consiste em recuperar os cilindros, deixando-os numa medida imediatamente superior, ou, em alguns casos, passando-os novamente para a medida Standard, com as devidas folgas para o perfeito funcionamento dos pistões e anéis. Retrabalhar o berço de alojamento do Virabrequim.
3º - PISTÕES
São os êmbolos responsáveis pela aspiração da mistura ar/combustível, pela compressão desta mistura, que recebe a força da explosão da mistura e que expulsa os gases queimados. Os pistões poderão, após rigoroso exame e medição, serem eventualmente reaproveitados. No entanto, o mais correto é substituí-los por novos. Os anéis, que trabalham instalados nos pistões, precisam sempre ser substituídos.
4º - BIELAS
São os braços que transmitem a energia gerada na câmara de combustão para o virabrequim. As bielas precisam sem testadas em uma máquina chamada Magnoflux, para identificar se possuem trincas externas ou pontos de fadiga que poderão fazê-las quebrar ou entortar. Também deverão ser verificados os alinhamentos, substituir as buchas e bronzinas. No caso das bielas serem recusadas no teste de qualidade, deverão ser substituídas.
5º - VIRABREQUIM
Deverá ser feito um teste de magnaflux para verificar se não há trincas no virabrequim. Após aprovado, o virabrequim passará por uma retífica de seus colos de bielas e de mancais (as partes que são apoiadas no bloco e que receberão as bielas). Posteriormente, será feito um polimento nestes colos, para um perfeito assentamento das BRONZINAS, que são pequenas peças, com o formato de semicírculo, e que servirão de pista de rolamento entre as partes, protegidas por um filme de óleo lubrificante.
6º - COMANDO DE VÁLVULAS
O comando de válvulas executa a tarefa de, sincronizado com o funcionamento do motor, abrir e fechar as válvulas de admissão e de escape. É feito um teste de magnoflux para detectar possíveis trincas e verificado os seus ressaltos, quanto a sua altura e angulação. No caso da peça ser aprovada, será feita uma retífica nos colos centrais; em caso contrário, deverá ser feita a sua substituição.
7º - CABEÇOTE
Teste hidrostático. / Jato de micro esfera. / Plainar base. / Substituir guias das válvulas de admissão e escape. / Retificar válvulas de admissão e escape.
Esmerilhar válvulas e montar. / Retificar sedes de admissão e escape.
8º - SERVIÇOS DIVERSOS
Retificar ponta dos balancins. / Retificar tuchos das válvulas. / Retificar volante do motor. / Recondicionar bomba de óleo / Lavagem fina para montagem
Montagem completa (motor). / Funcionamento do motor em banco de provas.
Pintura do motor e embalagem.
9º - MONTAGEM FINAL
Montagem de todas as peças, seguindo as especificações dos fabricantes. / Teste do motor em dinamômetro. / Pintura do motor. / Montagem do motor no veículo. / Afinação final, seguindo o "check-list" de reinstalação do veículo.
Teste de rua e entrega do veículo ao proprietário.