CONFIRA OS PROCESSOS DE RETIFICAÇÃO DE UM MOTOR:

 

1º - DESMONTAGEM E LIMPEZA DO MOTOR
Lavagem química para retirada de óleo e limpeza das peças;
Inspeção e seleção das peças em bom estado a serem reaproveitadas;
Pulverização das peças selecionadas com óleo anti-ferrugem.


2º - BLOCO DO MOTOR

É o componente que agrupa todas as demais peças da parte baixa do motor.
Retificar e brunir (uma espécie de polimento) os cilindros (local em que trabalham os pistões). Este trabalho consiste em recuperar os cilindros, deixando-os numa medida imediatamente superior, ou, em alguns casos, passando-os novamente para a medida Standard, com as devidas folgas para o perfeito funcionamento dos pistões e anéis. Retrabalhar o berço de alojamento do Virabrequim.

3º - PISTÕES​
São os êmbolos responsáveis pela aspiração da mistura ar/combustível, pela compressão desta mistura, que recebe a força da explosão da mistura e que expulsa os gases queimados. Os pistões poderão, após rigoroso exame e medição, serem eventualmente reaproveitados. No entanto, o mais correto é substituí-los por novos. Os anéis, que trabalham instalados nos pistões, precisam sempre ser substituídos.

4º - BIELAS​
São os braços que transmitem a energia gerada na câmara de combustão para o virabrequim. As bielas precisam sem testadas em uma máquina chamada Magnoflux, para identificar se possuem trincas externas ou pontos de fadiga que poderão fazê-las quebrar ou entortar. Também deverão ser verificados os alinhamentos, substituir as buchas e bronzinas. No caso das bielas serem recusadas no teste de qualidade, deverão ser substituídas.

5º - VIRABREQUIM
Deverá ser feito um teste de magnaflux para verificar se não há trincas no virabrequim. Após aprovado, o virabrequim passará por uma retífica de seus colos de bielas e de mancais (as partes que são apoiadas no bloco e que receberão as bielas). Posteriormente, será feito um polimento nestes colos, para um perfeito assentamento das BRONZINAS, que são pequenas peças, com o formato de semicírculo, e que servirão de pista de rolamento entre as partes, protegidas por um filme de óleo lubrificante.

6º - COMANDO DE VÁLVULAS
O comando de válvulas executa a tarefa de, sincronizado com o funcionamento do motor, abrir e fechar as válvulas de admissão e de escape. É feito um teste de magnoflux para detectar possíveis trincas e verificado os seus ressaltos, quanto a sua altura e angulação. No caso da peça ser aprovada, será feita uma retífica nos colos centrais; em caso contrário, deverá ser feita a sua substituição.

7º - CABEÇOTE
Teste hidrostático.   /  Jato de micro esfera.  /  Plainar base.   / Substituir guias das válvulas de admissão e escape.  /  Retificar válvulas de admissão e escape.

Esmerilhar válvulas e montar.  /  Retificar sedes de admissão e escape.

8º - SERVIÇOS DIVERSOS
Retificar ponta dos balancins. / Retificar tuchos das válvulas. / Retificar volante do motor.  /  Recondicionar bomba de óleo  / Lavagem fina para montagem
Montagem completa (motor).  /  Funcionamento do motor em banco de provas.
Pintura do motor e embalagem.

9º - MONTAGEM FINAL
Montagem de todas as peças, seguindo as especificações dos fabricantes. / Teste do motor em dinamômetro.  / Pintura do motor.  /  Montagem do motor no veículo.  /  Afinação final, seguindo o "check-list" de reinstalação do veículo.
Teste de rua e entrega do veículo ao proprietário. 


 


 

Outras dicas

 


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